Desde 2005, as redes sociais estão sendo usadas pelos cibercriminosos brasileiros como meio de disseminação de aplicativos mal intencionados. As primeiras pragas se espalhavam via chat, especialmente MSN, e depois evoluíram para trojans bancários. No Brasil, o Orkut foi o site que mais propagou ataques, por ser a rede social mais popular no país.
Mas, com o crescimento de adeptos brasileiros no Facebook, cibercriminosos locais já começaram a desenvolver golpes para atacar usuários da rede de Mark Zuckerberg. Fábio Assolini, analista de malware da Kaspersky Lab no Brasil e descobridor do novo worm, prevê que este novo ataque será o primeiro de muitos dentro da rede social.
Como funciona
As pessoas infectadas mandam, automaticamente e sem saber, links para toda a sua lista de contatos via chat do Facebook, através de frases que instigam o receptor. Quem clicar no link é direcionado para uma página falsa que forja o download de um programa, e é esse programa que rouba as credenciais dos usuários. Segundo a empresa, este risco se agrava quando o Java está desatualizado.
Segundo Fábio, o worm atacou poucas pessoas até o momento. Houve registro de infecções no Brasil e em Portugal, mas o Facebook já tem conseguido bloquear o link. Ainda assim é importante que todos estejam atentos para que não haja maior propagação.
Na foto abaixo é possível ver como o worm atua no chat da rede social. Lembre-se de não clicar em links desconhecidos ou suspeitos.

0 comentários:
Postar um comentário