A Microsoft planeja divulgar os novos detalhes sobre a arquitetura e as capacidades de seu sistema operacional Windows 8 nas próximas semanas, para preparar os desenvolvedores e usuário do que ela chama a atualização mais significativa de seu SO desde o lançamento do Windows 95 – que apresentou a barra de tarefas, o menu Iniciar e outros recursos – há mais de 15 anos.
Segundo Steven Sinofksy, presidente da divisão Windows. “o Windows 8 reimagina o Windows para uma nova geração de dispositivos de computação e será o melhor sistema operacional para centenas de milhares de PCs, novos e velhos, usados por bilhões de pessoas ao redor do mundo”.
Ele fez esse comentário por meio do novo blog da Microsoft o Building Windows 8, que, segundo o executivo, será um fórum por meio do qual a Redmond partilhará e receberá feedback do software.
As capacidades ou recursos que a Microsoft não tem certeza de estarem na versão final, não serão reveladas. “Ouvimos pessoas frustradas sobre a ausência de informações sobre o Windows 8. Aprendemos algumas lições com o passar dos anos e não falamos sobre recursos enquanto não tivermos certeza de nossa habilidade em executá-los”.
Os desenvolvedores verão o SO no mês que vem, durante a conferência Build da Microsoft em Anaheim, Califórnia (Estados Unidos). Espera-se que a empresa lance o Windows 8 na metade de 2012, apesar da data ainda não ter sido confirmada.
A Microsoft já revelou que o SO dará aos usuários a opção de trabalhar com a interface de toque parecida com a tela “Live Tiles” que é a base do Windows Phone 7. O Live Tiles pega informações em tempo real de e-mail, texto, redes sociais e outros dispositivos na tela de entrada.
A empresa também revelou que com a introdução do Windows 8, o SO irá pela primeira vez se bifurcar em dois caminhos – um executado no padrão dos chips x86 da Intel e AMD e outro na arquitetura system-on-a-chip da ARM para tablets e smarphones.
Sinofsky disse que a decisão de bifurcar o Windows reflete o fato de que a distribuição da computação agora se estende além do desktop. “Hoje, mais de dois a cada três PCs são móveis (laptops, netbooks, notebooks, tablets, etc.). Quase todo PC tem acesso a conectividade sem fio. Os tamanhos das telas vão desde 10 polegadas até telas de todos os tamanhos possíveis”.
Os críticos satirizaram a empresa por ser tão lenta em adaptar o Windows para fatores de forma como os tablets e alguns questionam se a Microsoft ainda tem um papel de competidora no mercado, dada a significativa dianteira da Apple e do Google. Sinofsky afirma que o Windows 8 acabará com essas dúvidas.
“Asseguro que há mudanças em todas as capacidades do Windows”. O Build tem início dia 13 de setembro e vai até dia 16, no Anaheim Convention Center.
0 comentários:
Postar um comentário