São muitos os fatores que determinam a popularidade, a importância e a penetração de um blog num determinado nicho. Todos esses fatores e seus dados têm que ser considerados em conjunto para formar uma visão geral. Vou mostrar abaixo alguns desses fatores (existem outros).
Uma coisa tem que ficar clara: a relevância de um blog e seu conteúdo é algo que não pode ser medido, já que algo é relevante para as pessoas. O que é relevante para mim, pode não ser para outros e, como disse no início, gosto não se discute. Aqui então vamos tratar de questões tangíveis e mensuráveis e a ordem em que são colocados os fatores não determina qual fator é mais ou menos, tudo é um único conjunto.
PageRank do Google
O Pagerank (PR) é a medida de indexação de um site ou blog segundo os algoritmos da Google, que varia de 0 a 10. Hoje é um fator ainda muito importante, mesmo que alguns e a própria Google estejam tentando relevar isso um pouco. Mas podemos dizer que páginas com um PR de 5 para cima são bem cotados pelo Google.
Como medir seu PageRank: Calculadora de PageRank.
Alexa Ranking
O serviço do Alexa pode ser definido como um agregador de informações estatísticos do tráfego geral da internet. Seu ranking é uma forma segura de comparar a determinar como um site ou blog é visitado e sua posição em comparação a outros.
Analisar dados: Alexa InfoSite.

Ranking no BlogBlogs
Esse é um fator que ficou fora do ar algum tempo, mas é de grande importância para os blogs brasileiros especialmente (ou os de língua portuguesa). Esse ranking é determinado pelo número de links em outros blogs. Ainda está sendo reestruturado o sistema (voltou no dia 05/Maio/2010).
Ver o Ranking do BlogBlogs: Ranking de Blogs.

Posicionamento de Palavras-chave
Esse é um dado mais complexo de ser analisado, mas que considero o mais importante, pois é o que determina a forma como o conteúdo de um site ou blog é encontrado. Pegando as palavras-chave mais importantes para um determinado nicho, quanto melhor for sua posição nos resultados das buscas em relação ao seus concorrentes é que podemos definir a indexação de um conteúdo.
Para fazer análises de palavras-chave:
Assinantes de Feed e Newsletter
A quantidade de pessoas que assinam, que escolheram receber atualizações de um blog, é o fator mais importante para sabermos a qualidade do que se encontra ali. Se muitas pessoas querem sempre ler as atualizações de uma página, podemos inferir que é um conteúdo relevante e sempre renovado.
Presença nas redes-sociais
Um blogueiro sempre precisa se relacionar e muito nas redes-sociais e buscar penetração dentro de seu grupo onde busca influência. Nesse caso apenas os números de seguidores ou amigos não determina a relevância ou a influência de alguém, mas sim a sua capacidade de conversão, de gerar debates e atrair mais público. É uma medida um pouco intangível, mas a qualidade da participação de alguém nas redes-sociais e sua interação são um fator importante de crescimento.
Quantidade de conteúdo publicado
Um blog é feito de conteúdo e da capacidade de sua autor em produzir material original para atender à demanda de seu público alvo. Um ritmo de atualizações constantes e o insistente interesse do autor em sempre aprofundar seus temas e elevar o nível do debate é um dado que não pode ser deixado de lado. Quanto mais conteúdo e mais interligados, mas comprometido é este blog.
Há outros fatores significativos para determinar a importância e a penetração de um blog e seu conteúdo que podem nos apontar sua popularidade. A soma de todos esses dados podem ser um bom sinal de qualidade e relevância e nos mostram de forma objetiva se um blog é ou não importante para seu público
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